-
Arquitetos: Paralelo Zero, Pedro Marchand Arquitectura
- Área: 330 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Francisco Nogueira
-
Fabricantes: 3E, FAMO, Paralelo Zero
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no coração da cidade de Lisboa, este projeto foi concebido para a Seedrs, uma empresa tecnológica de crowdfunding.
Foram estabelecidos três objetivos na conceção do projeto: maximizar a flexibilidade do escritório; harmonizar o desenho de um espaço que se apresentava originalmente desordenado e, por último, criar uma imagem forte capaz de representar a cultura jovem e dinâmica da empresa.
O escritório foi dividido em duas áreas: uma dedicada ao trabalho, composta por open-space, gabinete, sala de brain storming e salas de reunião, e outra área dedicada ao lazer e à descontração, onde se engloba a copa e zona de apresentações. Esta forma de agrupar os diferentes espaços que constituem o programa veio permitir um melhor controlo acústico e funcional de todo o escritório. Foram assim instaladas grandes portas de correr para separar totalmente, sempre que necessário, as duas principais áreas acima referidas.
De maneira a permitir um espaço mais fluido, os compartimentos de pequena dimensão concentram-se junto ao núcleo central do escritório, entre os quais um duche, armários técnicos, skype rooms e bengaleiros. Este bloco multifuncional torna-se o elemento marcante da intervenção e, como consequência, a imagem do projeto que se procurava, devido sobretudo ao material distinto em fibra de madeira preto que o constitui.
A exposição das infraestruturas de ar condicionado, surge como condicionante de um pé-direito baixo. Cria-se assim um ambiente de carácter industrial onde estes mecanismos, por norma escondidos, assumem no espaço uma relevância e protagonismo.